5 de nov. de 2009

Dia de celebrar o profissional criativo



No Brasil, todos os dias 5 de novembro, é saudada uma importante profissão exercida por aqueles que tem na criatividade a sua característica principal. É o dia do designer, responsável por diversos artefatos que fazem parte do nosso dia-a-dia, sejam móveis, televisões, automóveis, aviões, canetas e caixas de leite, entre outros. Leia abaixo a entrevista com o coordenador do Bacharelado em Design do campus Canoas, Cid D’Avila:

ACS/Imprensa - Como surgiu a profissão de designer e qual o papel que ela exerce na sociedade contemporânea?
Cid D’Avila -
Não existe um consenso entre os estudiosos acerca da origem específica da profissão. A versão mais aceita se refere à Modernidade e o início da produção em escala industrial. Mas foi só a partir da segunda metade do século XX que a atividade criativa conhecida hoje como Design passou a ser identificada como uma profissão. Atualmente, o designer participa de diversas áreas na concepção dos produtos e da comunicação visual das instituições, trabalhando em equipes multidisciplinares que desenvolvem projetos que vão desde a concepção de um produto até os planos que envolvem descarte ou reaproveitamento.

ACS/Imprensa - Porque o dia 5 de novembro como Dia do Designer?
Cid D’Avila -
Esta data é uma homenagem a um dos pioneiros do Design no Brasil, Aloísio Magalhães, nascido em 5 de novembro de 1927. Aloísio foi o criador, entre tantos projetos, da Identidade Visual da Petrobras e do projeto gráfico das cédulas do Cruzeiro Novo, na década de 70. A data foi oficializada como dia Nacional do Designer por um decreto presidencial, em 1998.





ACS/Imprensa - Como os designers brasileiros estão em relação aos europeus, asiáticos e norte-americanos?
Cid D’Avila -
O Design brasileiro é reconhecido internacionalmente como um dos melhores do mundo. Este fato pode ser constatado pela enorme quantidade de designers do Brasil premiados em importantes eventos mundiais, como o IF, na Alemanha e pela participação de profissionais originários de nosso país, incluindo egressos da ULBRA, em grandes escritórios pelo mundo.

ACS/Imprensa - Podemos dizer que existe um estilo brasileiro de design? Quais são as suas principais características?
Cid D’Avila -
Este é um dos assuntos mais debatidos e polêmicos apresentados em congressos e bastante trabalhados por pesquisadores na atualidade. O design é uma prática e uma atividade profissional muito vinculada à cultura. Os aspectos culturais brasileiros bastante diversificados proporcionam uma variedade enorme de linguagens e abordagens diferenciadas nos projetos propostos pelos designers nacionais.

ACS/Imprensa - Qual o principal mercado para os recém-formados?
Cid D’Avila -
O design é um campo em franca ascensão. A atividade ainda é pouco conhecida pelos empresários brasileiros, mas cada vez mais as empresas estão descobrindo a utilidade do design em seus processos, como elemento de valorização dos produtos e das marcas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário