19 de jan. de 2010

ULBRA entra de vez na Gestão do Conhecimento



Parece consenso de que o material humano é responsável direto pelo sucesso de uma empresa. Mas como transferir “know how” de cada colaborador para todos da instituição? Para vencer esse desafio, muitas empresas usam de ferramentas da gestão do conhecimento, metodologia multidisciplinar que vem se desenvolvendo nos últimos anos. Pensando nisso, a ULBRA inaugurou uma sede da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento (SBGC) em seu campus Canoas. A cerimônia de inauguração ocorreu no Plenarinho da Reitora da Universidade e teve a palestra do vice-presidente Nacional da SBGC, Jerônimo Lima. Coordenadores de curso, diretores de campi e pró-reitores da Universidade, além de representantes de diferentes segmentos da comunidade canoense estiveram presentes.

O núcleo Canoas da SBGC terá a frente o coordenador do curso de Ciência da Computação da ULBRA, Anderson Yanzer. Além dele, compõem quadro diretivo a coordenadora do curso de Administração da ULBRA Porto Alegre, Jeanete Pilger e o professor do curso de Informática do campus Canoas, Stanley Loh. Segundo Yanzer, uma das primeiras ações será buscar diálogo com entidades representativas e empresas do município. A idéia é expandir a Gestão do Conhecimento para as instituições de qualquer porte. “Atualmente ela atua de forma sistematizada e estruturada somente em grandes empresas e em algumas médias que já viram a importância de gerenciar o seu capital intelectual”, afirma o professor.


A SBGC é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), sem fins lucrativos, que atua para a inserção das pessoas e organizações, contribuindo para diminuir a desigualdade no acesso ao conhecimento e para a melhoria da competitividade das instituições. Através de fóruns e eventos, a entidade promove a troca entre os mais diversos segmentos econômicos e acadêmicos, em busca da otimização de suas atividades. A Gestão do Conhecimento agrega conceitos multidisciplinares de áreas como informática, administração, comunicação, marketing, psicologia, entre outros. Indústrias, empresas varejistas e de serviço do município, além da comunidade acadêmica e sociedade em geral serão convidados a participar.

Antes de sua palestra, Jerônimo Lima apresentou alguns dados da SBGC. Com a criação do núcleo Canoas, a entidade chega a seis cidades gaúchas. As outras são Caxias do Sul, Lajeado, Santa Maria, Pelotas e São Leopoldo. Em 2009, ela promoveu 20 eventos de capacitação, 25 palestras à comunidade e firmou oito convênios no Rio Grande do Sul. Ao todo foram 1.200 pessoas capacitadas. “Debaixo do guarda-chuva da gestão do conhecimento, várias pessoas nos procuram para saber como aplicar em áreas como RH, contábeis, vendas, entre outras”, comenta Jerônimo. Em outubro, Porto Alegre vai receber o encontro nacional da SBGC, que deverá ter a presença do ex-vice-presidente norte-americano, Al Gore.



Em sua palestra, Jerônimo explicou porque a Gestão do Conhecimento é a prática que se consolida nas relações de trabalho e pessoais hoje em dia. De acordo com ele, estudos apontam que o poderio financeiro representa apenas 15% no desempenho de uma empresa. Os outros 85% são obra de seu capital intelectual. Se cada corporação promovesse a troca de todo esse potencial entre os colaboradores, certamente o resultado final se multiplicaria.

No entanto, do ponto de vista do profissional, trata-se da quebra de um paradigma que dependerá, fundamentalmente, da relação entre gestor e funcionário. De acordo com Yanzer, essa mudança cultural ocorre a partir do momento em que o profissional se dá conta de que “se a empresa crescer, ele cresce também”. “Se eu ofereço o meu conhecimento, também poderei utilizar o do outro. O software livre (LINUX) é um exemplo, pois todos acabam usufruindo do produto final”, explica. Mais informações sobre o núcleo de Canoas da SBGC pelo fone (51) 3477.4000 Ramal: 2639 ou pelo e-mail dirinformatica@ulbra.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário