27 de out. de 2009

ByteBola e Salsipão fecham Semana da Informática



Se você procurar no dicionário, vai ver que integração, ensino e diversão não têm o mesmo significado. No entanto, para professores e alunos de Informática do campus Canoas, as palavras são sinônimas. Prova disso é a Semana Acadêmica de 2009, que encerrou em clima descontraído com o I ByteBola e o I Salsipão no complexo esportivo e galpão da Universidade.

Após o lançamento oficial do Windows 7 pela Microsoft de SP, palestra sobre mercado de trabalho e a apresentação oficial dos novos coordenadores do campus Canoas (Anderson Yanzer e Vanessa Lindemann), chegou a vez de mesclar descontração com aprendizagem. O Show do Milhão motivou os alunos, inclusive, a dispensar o intervalo e quase extrapolar o horário normal de saída. No quiz, idêntico ao da TV, os alunos responderam perguntas ligadas aos conteúdos aprendidos em sala de aula. “Tivemos 19 acadêmicos inscritos como jogadores, três como convidados e dez segurando as placas. Ao mesmo tempo em que aprendemos, nos divertimos”, ressalta Vanessa. Os acadêmicos participantes ganharam prêmios, como livros e pendrives.

No final de semana foi a vez do esporte e da confraternização entrarem de vez em campo. Sete times se inscreveram para o ByteBola e, ao final de um disputado torneio, a campeã foi justamente a equipe convidada, formada por funcionários da área de TI da ULBRA. “Tivemos atletas calouros, formandos e da pós-graduação, o que é legal, pois mostra a participação de alunos que estão em diferentes estágios de sua vida acadêmica”, comemora Anderson. Os jogadores mobilizaram familiares para a torcida e alguns times até trouxeram o seu técnico.

No intervalo para o almoço ocorreu o I Salsipão, com professores e alunos nas tarefas de assar, servir e degustar. “Foram produzidos 280 salsipães e, se não fosse a chuva, teríamos feito mais”, comenta Vanessa. Segundo ela, a Semana Acadêmica atingiu seus objetivos de integração e ensino. “Os temas propostos foram ao encontro do interesse dos alunos. A quantidade de perguntas que os acadêmicos fizeram no final das atividades demonstra o quanto os assuntos foram pertinentes”, salienta a professora. Quem não participou, perdeu. Mas ano que vem tem mais. Mais ensino, mais integração e mais diversão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário