2 de out. de 2009

Engenharia Civil Entre as quatro melhores privadas do Brasil



A Engenharia Civil da ULBRA Canoas está entre as quatro melhores do Brasil em universidade privada. Quem atesta é o Ministério da Educação, através do resultado final do ENADE, divulgado recentemente. Fizeram o exame no ano passado, 179 cursos em todo o país, sendo que destes apenas 32 tiraram 4 ou 5 como conceito final. Apenas quatro instituições privadas figuram nesse grupo e a ULBRA é uma delas. A coordenadora da graduação em Canoas, Jane Pieruccini de Almeida (foto) saúda o resultado e credita a relação professor-aluno o papel principal na conquista.

A professora destaca a capacitação do corpo docente, que além da titulação acadêmica, tem larga experiência na prática da Engenharia Civil. “Isso permite ao professor transmitir testemunhos da vida profissional, mostrar as abordagens de problemas enfrentados e as soluções adotadas e, principalmente, prestar depoimentos de resultados alcançados”, comenta Jane. Segundo ela, este tipo de qualificação teórico-prática acentua a credibilidade do docente, dá segurança ao aluno e, ainda, desenvolve a capacidade de análise e diagnóstico junto ao estudante.

CEM PORCENTO DE ESTÁGIOS - O resultado no ENADE é visto como extraordinário, devido ao perfil do estudante da Engenharia Civil na ULBRA. Segundo a professora, através de pesquisa realizada desde 2001 sobre as características dos alunos ingressantes no curso, constatou-se que o percentual médio dos que exercem uma atividade remunerada é de 80,3%, sendo que 45,3% desses já na área de Engenharia Civil. Dos que trabalham, o percentual médio de alunos com mais de 30 horas semanais é de 69,5%.

Outro dado importante é que ao final do curso, época do ENADE, 100% dos alunos estão estagiando ou trabalhando na área de Engenharia Civil. “Isso é extremamente positivo, pois eles conseguem vivenciar a prática da profissão e absorver melhor os conteúdos abordados e a experiência do professor. Mas, por outro lado, o tempo para o estudo fica bastante reduzido”, salienta a coordenadora. Essas peculiaridades levaram ao conceito quatro, mas impediram a nota máxima.

ALUNOS FELIZES - Como não poderia deixar de ser, os alunos ficaram muito contentes com o resultado do ENADE. Ao saberem da nota quatro, muitos enviaram e-mails à coordenadora comemorando. Leia abaixo alguns depoimentos:

“Parabéns a nós, e meu obrigado a cada um de vocês por me darem a honra de estar neste grupo, no fundo, nós merecemos! Professora Jane, a senhora e todo corpo de professores tem o maior mérito em tudo isto! Se precisar, faremos o ENADE de novo” (Leandro de Azevedo Goggia)

“Amor pela universidade realmente temos, porque fomos influenciados, bem no fundo de nossos corações, por pessoas maravilhosas e dignas de todo nosso respeito e admiração! Sim, fomos nós que respondemos às provas, mas foram vocês (professores) que nos trouxeram até aqui” (Francieli Pinzon)

“Pode ter certeza que se até ontem eu me orgulhava de ser formado pela ULBRA, a partir de agora irei me orgulhar muito mais e repassar esse resultado a todos para mostrar que um curso não se faz (apenas) em universidade de status ou federal. Se faz com quem quer aprender e batalha por isso” (Julio Augusto Martins)

“Sempre comento de como me impressionou positivamente o curso de Engenharia Civil da ULBRA. Tive ótimos professores, competentes e dedicados” (Edmilson Kling Petry)

Nenhum comentário:

Postar um comentário