16 de set. de 2009

Enade destaca cursos de Tecnologia da ULBRA




O resultado do Ranking das Universidades, divulgado pelo MEC, foi considerado positivo pela área de Tecnologia e Computação da ULBRA. Três graduações atingiram conceito final quatro no ENADE, ficando apenas a um ponto da nota máxima. O curso de Automação Industrial, por exemplo, recebeu cinco no quesito IDD, que mede o grau de conhecimento adquirido pelo aluno ao longo de sua vida acadêmica.

Das treze graduações da área que participaram do ENADE 2008, Automação Industrial, Analise e Desenvolvimento de Sistemas e Engenharia Civil ficaram com média quatro. Outros sete atingiram nota três, enquanto apenas dois finalizaram abaixo da média. “Isto demonstra que mais de 85% dos cursos que realizaram a prova foram bem”, destaca a diretora Analúcia de Morales (foto). A professora ressalta que os resultados devem ser ainda mais comemorados, levando-se em conta o período analisado (2005-2008). Nessa época houve a reestruturação dos currículos, a criação das áreas do conhecimento e uma série de compartilhamentos nos cursos da ULBRA. “Foi um período de transição”, completa.

ALUNOS E PROFESSORES ENGAJADOS - Quanto às três graduações que receberam nota quatro, Analúcia salienta que os professores de Análise e Desenvolvimento de Sistemas realizaram um trabalho constante de mobilização junto aos alunos. “Os estudantes se deram conta da importância da participação na prova e da mesma ser encarada com seriedade, pois uma boa nota também serve de currículo”, diz. Em relação ao curso de Engenharia Civil, Analúcia ressalta que a graduação já tem anos de tradição e histórico de qualidade, sendo uma das referências no RS. Automação Industrial, por sua vez, debutou no ENADE arrebatando o maior índice entre as graduações de Tecnologia e Computação da ULBRA, ficando com nota quatro no geral e cinco (máxima) no IDD. “Para as nossas graduações tecnológicas o resultado foi muito bom, visto que é a primeira vez que essa modalidade realiza o ENADE”, comenta a diretora.

O desafio agora é colocar todas as graduações com nota máxima no próximo ENADE, feito extremamente ousado, já que nenhuma universidade do porte da ULBRA no Brasil conseguiu. Mesmo com a difícil tarefa, a diretora afirma que a excelência na educação nunca deve sair do foco. “Vamos em busca de melhorias na infra-estrutura e engajamento de todos no processo. Assim atingiremos nossos objetivos”, prevê.

veja matérias anteriores no site http://ulbratec.blog.terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário