18 de set. de 2009

Design de Moda investe em laboratórios e concursos



O trabalho de duas alunas da ULBRA chamou a atenção dos organizadores do maior evento de moda do sul do Brasil. O Donna Fashion 2009 incluiu as estudantes Liziane Espinelli e Camila Dubina entre os selecionados para o concurso Next Generation, que premia os novos talentos do estilismo. Mas não é só essa a novidade do curso superior de Design de Moda da Universidade. Segundo o coordenador, Evandro Hazzy (foto), investimentos nos laboratórios e a participação dos alunos em um evento nacional na capital paulista estão na agenda desse semestre.

O professor comemora o momento da graduação. Evandro ressalta que em apenas um dia, chegou a receber doze ligações de pessoas interessadas pelo Design de Moda da ULBRA. “Nosso curso é o único do Brasil com disciplinas de Técnicas Manuais e Customização, Alfaiataria, Atelier de Acessórios e Moulage e Montagem. Isso, aliado aos laboratórios e ao corpo docente comprometido, faz a diferença”, salienta.

Quanto à infraestrutura, o professor destaca o aprimoramento dos dois laboratórios. Nas próximas semanas, chegarão maquinários novos importados para o ensino de moulage (técnica francesa que modela a peça diretamente no manequim), além de mesas, bancadas e palhas de aço para o estudo de tingimento, tecido e estamparia.


NEXT GENERATION – Enquanto os laboratórios recebem um “upgrade”, o curso se prepara para o maior evento de moda do RS. O Donna Fashion 2009 ocorre entre os dias 30/09 a 04/10, em Porto Alegre, e apresenta as tendências da próxima estação. As alunas Liziane Espinelli e Camila Dubina vão representar a ULBRA no Next Generation, concurso que premia a nova leva de talentos no cenário gaúcho.

O tema dessa edição é Música, Moda e Atitude e a disputa promete mais uma vez ser acirrada e criteriosa, visto que a comissão julgadora contará com nomes do primeiro time de estilistas do Brasil. “No ano passado ficamos em segundo lugar e agora vamos novamente confiantes para o Next Generation”, comenta Hazzy.

O professor salienta que não basta ter criatividade e um bom traço, mas também fundamentação. Pensando nisso, as alunas desenvolveram os projetos a partir de uma pesquisa sobre o tema proposto. Camila, por exemplo, se inspirou no rock dos anos 1960, enquanto Liziane foi buscar nos clássicos da década de 1950 as idéias para o seu modelo. “As duas fizeram trabalhos muito bons e vão representar a ULBRA em alto nível no Next Generation”, considera Hazzy. Independente do resultado, Liziane, Camila e os demais alunos da ULBRA já estão fazendo moda.
veja matérias anteriores no site http://ulbratec.blog.terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário